Organizar brinquedos: realidade ou utopia?

Organizar:
Que é essencial estimular a capacidade de brincar durante a infância, ninguém tem dúvida! Brincar ajuda no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e estimula a criatividade. Mas, quem tem crianças pequenas em casa sabe que o estímulo de brincadeiras pode instalar o caos em poucos minutos. Um sem fim de peças e pecinhas acabam espalhadas por todo o lado e, de repente, já ninguém sabe a que brinquedo pertencem!
Para que ninguém perca nada -sobretudo a cabeça – além da F A N T A S IA ,  na hora das brincadeiras a palavra de ordem é:   O R G A N I Z A R!
Um ambiente organizado, além de ser visualmente mais agradável, ensina aos mais pequenos regras sociais fundamentais como a cooperação,  responsabilidadeautonomia e até a partilha.  Finalmente, organizar brinquedos promove mais brincadeira!
Por isso, reunimos 3 dicas que podem facilitar esta tarefa:
1. Escolhe um local para brincar. Em espaços habitacionais cada vez mais condensados, em em famílias numerosas, este espaço não tem que deixar de existir! Podes escolher um espaço delimitado no quarto ou até numa zona comum da casa. O mais importante é que esteja definido!
2. Organiza os brinquedos por categoria. Definir categorias de brinquedos ajuda na hora de arrumar tudo no sitio. Algumas categorias que podem estar definidas são: a) brinquedos pequenos; b) peluches e bonecos; c) puzzles; d) jogos de tabuleiro; e) jogos de exterior; f) jogos electrónicos; g) brinquedos grandes;
Para ajudar a categorizar podes descarregar gratuitamente as nossas etiquetas e imprimir em papel autocolante:
https://www.lavandiska.com/produto/etiquetasbrinquedos/
https://www.lavandiska.com/produto/etiquetas/
3. Usa caixas organizadoras. Uma boa estratégia para evitar que os brinquedos fiquem espalhados por todo o lado é usar caixas organizadoras. Em madeira, plástico ou até cartão  são um oprimo aliado na organização, sobretudo, dos brinquedos mais pequenos ( carrinhos, bonecos, blocos de construir).

❤️