Apesar de muito simples, brincar ao faz de conta ajuda no desenvolvimento de habilidades e competências como o domínio da linguagem ou da empatia.
Indicamos-te 5 aprendizagens que brincar ao faz de conta trazem às crianças:
- Aprender sobre si mesma: esta é uma forma de aprender e por em prática gostos, interesses e habilidades. Brincar é uma forma segura para a criança expressar as suas ideias e sentimentos.
- Aprender sobre o outro: fingindo ser outra pessoa ou até animais e seres mágicos, as crianças também experimentam a interpretação de papéis e automaticamente têm que fazer o esforço de entender realidades diferentes das suas. Através deste jogo de imaginação a criança desenvolve uma importante competência social: a empatia.
- Aprender a enfrentar medos: através da dramatização, as crianças exploram situações confusas ou até assustadoras e “simulam” reações que as ajudam a compreender e enfrentar situações futuras.
- Aprender a resolver problemas: seja porque duas crianças querem “o mesmo papel”, seja porque tem que improvisar um material para construir o telhado da casa, brincar ao faz de conta coloca as crianças diante de problemas que exigem ser resolvidos o que as ajuda a “treinar” para a vida real.
- Desenvolver a linguagem e a comunicação: este é o momento em que vemos as crianças a utilizar palavras ou expressões que nem fazíamos ideia que sabiam! A imitar os pais, professores ou o senhora da mercearia, as crianças aprendem como argumentar e como utilizar a linguagem, o que lhes será útil mais tarde para aprender a ler e a escrever.
❤️
Podes ver mais ideia giras aqui.