5 dicas para o primeiro Natal do teu bebé

O Natal é uma das celebrações familiares tradicionais mais fortes em Portugal e não é à toa que a chegada de um novo membro torna esta data ainda mais especial. Afinal, além de todo o simbolismo da época, a família celebra também a chegada do bebé e a participação pela primeira vez num evento familiar.

Por estas razões, muitos jovens Pais querem preparar algo especial e inesquecível. Para ajudar nesta tarefa, temos uma mão cheia de dicas que vão facilitar a organização deste evento.

1. Tira fotografias

Além das fotos tradicionais com os diversos elementos da família, podes começar uma nova tradição de registar o primeiro encontro do teu bebé com o Pai Natal. Esta será uma foto que vais continuar a tirar todos os anos e que ficará para sempre nas recordações do teu bebé. Pode fazê-lo em casa com algum elemento da família ou em locais comerciais que já promovem esta atividade.

2. Reúne toda a família com o bebé 

Aproveita a ocasião para apresentar o bebé a alguns elementos da família mais distantes. Mas atenção, se o teu bebé é recém-nascido, lembra-te que se assusta com facilidade, ainda mais com sons altos ou muitas pessoas a falar ao mesmo tempo. Se tens uma família numerosa e barulhenta, mas não queres abdicar da companhia de todos, procura um espaço mais calmo em que consigas abafar os sons, luzes e qualquer outro tipo de estímulo.

3. Organiza as refeições com antecedência para não perderes os momentos de celebração em família

É importante que respeitem os seus horários de alimentação e de sono para que não fique nervoso e para que todos possam desfrutar desta celebração. Se ele já tiver passado da fase da amamentação ou aleitamento exclusivo, podes tentar incluí-lo na ceia e preparar algo para que possa estar á mesa ao mesmo tempo que o resto da família. 


4. Lembra-te que a decoração deve ser segura e divertida para evitar preocupações;

Cuidado com a decoração de Natal!  Certifica-te de que não é demasiado diversificada e evita aqueles objetos que podem estar ao alcance do bebé e que podem ser perigosos, especialmente se o bebé já gatinha ou anda. Relembramos para prestar especial atenção a objetos pequenos com os quais se pode engasgar, vidros, bolas de natal ou até mesmo o azevinho. Tudo o que é perigoso deve estar fora do seu alcance. Em alternativa, podes usar decorações personalizadas com o nome ou até a data de nascimento.

5. Escolhe presentes com significado

Não entres no frenesim do consumo sem sentido. Escolhe artigos personalizados, por exemplo, e compra com antecedência para evitar expor o bebé a confusões. Lembra-te que os bebés também devem receber presentes tal como os restantes elementos da família, mas estes devem ser adequados à idade e fase evolutiva em que estão. Uma pequena lembrança pode ser o suficiente para marcar este momento para sempre.